Olá, bem vindo, me chamo Daniel Castro sou desenvolvedor de softwares, empreendedor e um apaixonado por tecnologia, gestão e desenvolvimento ágil.

Como um bom curioso, iniciei meus estudos por conta até me matricular em um curso Técnico de Informática, fiz alguns semestres de Sistemas de Informação e cursei Administração pela PUCRS.

Iniciei minha carreira profissional em 2005, desde então, tive a oportunidade de participar de muitos projetos de software e aprender com muita gente, fui estagiário, desenvolvedor, analista de sistemas, líder técnico, product owner a empreendedor. Gerenciei equipes e desenvolvi soluções para clientes nos mais diferentes níveis de maturidade, complexidade e segmentos.

Desde pequenos projetos de cadastro a integração com sistemas bancários, gateways de pagamentos, projetos de integração contínua, desenvolvimento de APIs, microservices, crawlers, bots, automação e digitalização de processos.

Comecei a mexer com internet em meados de 2003, à 56 Kps na era dos discadores Aol e iBest. Passei a estudar HTML e ASP com apostilas e desenvolvi meus primeiros sites no Word até conhecer o Front Page e Dreamweaver.

Meu primeiro emprego foi como instrutor de informática e em dezembro de 2005 consegui um estágio numa agência web chamada Blaze. Em pouco tempo a Blaze mudou de nome para RedeHost e se dedicou ao mercado de hospedagem de sites. Foram quase 6 anos trabalhando numa empresa que crescia mais de 100% ao ano.

Em 2011 me desliguei da RedeHost e dei continuidade ao projeto de empreender que havia iniciado em 2010, uma pequena agência digital chamada Opideia, desenvolvendo banners, sites, sistemas e lojas virtuais.

Durante quase 6 anos transformei o negócio em uma software house, atendi a mais de 90 clientes, entreguei mais de 330 projetos, vários amigos passaram a trabalhar comigo e chegamos a 18 colaboradores pra fazer tudo isso acontecer.

Nos últimos anos iniciei alguns projetos pessoais e em 2016 fui convidado para participar de uma startup que estava nascendo, a Globalbot. A empresa iniciou com a proposta de ser uma plataforma de auto-atendimento via chatbot, era o mais novo hype do ano.

Passei quase 2 anos com os founders ajudando a desenvolver o negócio e toda a tecnologia, mas em Junho de 2018 me desliguei da Startup, por uma serie de questões. Nesta publicação conto mais sobre está mudança.

Atualmente sigo empreendendo e desenvolvendo meus projetos pessoais, realizando consultorias e faço parte do time de sistemas do Banco Topázio, um Banco gaúcho pioneiro na oferta de BaaS (Bank as a Service) no Brasil.

Nos últimos anos passei a me dedicar a Engenharia de Software, SRE (Site Reliability Engineering), Assistentes Virtuais, IA, Lean, Agile e Empreendedorismo.

Se você quiser me compartilhar qualquer dica sobre este temas, ficarei muito feliz em aprender com você!!

Agora com o blog, pretendo seguir compartilhando o que tenho vivido para ajudar no crescimento de outros profissionais.

Contatos

Se precisar falar comigo você poderá me enviar uma mensagem pelo contato do blog ou nas redes sociais LinkedIn, Github, Twitter e Instagram